O lixo eletrônico contém elementos tóxicos e metais pesados. E esses elementos, quando descartados de forma errada poluem nossa água e o ar. A quantidade de lixo eletrônico que jogamos fora de forma inadequada é imensa. Para se ter uma idéia, se a quantidade estimada de lixo eletrônico gerado a cada ano fosse colocada em containers de um trem, ele daria a volta ao mundo!
Mas... O que é lixo eletrônico?
Quando falam em lixo eletrônico, muitas pessoas pensam em spams na sua caixa de email. Mas não é desse tipo de lixo que estamos falando.
O lixo eletrônico do qual estamos falando são celulares, computadores, câmeras digitais, MP3 players, geladeiras, microondas, e até máquinas de lavar.
O que podemos fazer?
Reduzir: deveríamos parar e pensar se realmente precisamos de um celular ou de um computador novo.
Reutilizar: Se você comprou um computador novo, mas o seu antigo ainda funciona perfeitamente bem, você poderia doá-lo a escolas públicas ou instituições de caridade.
Reciclar: computadores, aparelhos de som, televisores, entre outros aparelhos podem ser reciclados. Mas de forma correta, utilizando métodos adequados que não prejudiquem o meio ambiente.
Onde devemos descartar o lixo eletrônico?
Ligue para o fabricante e veja se a empresa tem algum programa de reciclagem, se tiver, é só mandar o aparelho de volta pra lá.
Você pode se informar com a Secretaria Regional mais próxima para saber onde pode depositar seu lixo eletrônico.
0 comentários:
Postar um comentário