São alimentos que tiveram seu DNA modificado em laboratório. Esses alimentos surgiram no início dos anos 80. A comercialização desses produtos é polêmica, os que a defendem dizem que diminui o uso de agrotóxicos, aumenta a produtividade validade e o custo do produto é mais barato. Os que são contra, afirmam que o produto é perigoso, já que ainda não se sabe os seus efeitos sobre a saúde humana, nem o impacto sobre o meio ambiente.
Pontos positivos dos alimentos transgênicos:
- As plantas, depois de modificadas, adquirem um maior teor de nutrientes.
- Aumento na produção de alimentos e, com isso, a diminuição dos preços.
- Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento.
Pontos negativos dos alimentos transgênicos:
- Aumento das reações alérgicas.
- As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas.
- Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.
Como identificar um produto de origem transgênica
A partir da presença do símbolo Transgênico. Que consiste em um triangulo amarelo com a letra T dentro. Caso a embalagem não seja colorida o triângulo pode ser preto impresso sobre fundo branco. E, ou, com a presença da frase “Produto produzido a partir de soja transgênica” ou “Soja transgênica” e “Contém soja transgênica”.
Fontes de pesquisa: http://boasaude.uol.com.br/ lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3833& ReturnCatID=1775
0 comentários:
Postar um comentário