Muitas das leis criadas leis, não são aproveitadas para o melhoramento do planeta, uma delas é a lei que institui que todo lixo eletrônico seja reciclado no Brasil, muitas são as campanhas promovidas para fazer a reciclagem deste tipo de material, mas nem todas sáo realmente realizadas ou dão certo. No inicio de agosto a lei que institui a Politica Nacional de Resíduos Sólidos completou um ano , depois de duas décadas de debate no congresso nacional, mas como sempre esse tipo de lei no Brasil custa a sair do papel.
Segundo a matéria que saiu no jornal Diário Catarinense no dia 26/08 "resíduos eletrônicos – como computadores, celulares, câmeras digitais e baterias –, a lei diz que os fabricantes e fornecedores deveriam estruturar sistemas de logística reversa, com o encaminhamento ambientalmente adequado dos produtos após o uso pelos consumidores. Na prática, a reciclagem depende de associações e organizações sem fins lucrativos. Isso porque as discussões no Ministério do Meio Ambiente ainda não estipularam qual a dimensão da responsabilidade dos fornecedores, e estendem para o município e os estados detalhes de fiscalização e da operacionalização da legislação."
Bom estamos todos preocupados em ter cada dia mais e mais, mas nunca saberemos onde estes eletrotônicos iram parar e também até por que nunca paramos pra pensar que este equipamento vai virar lixo, e onde este será jogado? Existem muitas campanhas para o recolhimento deste tipo de material, mas por falta talvez de divulgação a população acaba não sabendo que este tipo de campanha existe.
Estimativa da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) de eletrônicos é de que serão comercializados em 2011 – e que, no futuro, se tornarão lixo
Ai depois disso tudo vem a pergunta 'Onde todos estes celular, pilhas, computadores vão parar apos seis meses de uso?'
0 comentários:
Postar um comentário