quarta-feira, 1 de junho de 2011

Voê sabia que seu lixo mostra quem você é?

Para as pessoas lixo significa qualquer coisa que não tenha valor nenhum, ou que mesmo tendo valor, seja inútil e que foi descartado. Na maioria das vezes esse descarte acontece sem a pessoa se preocupar para onde foi o lixo. Isto se deve ao fato das pessoas não se sentirem responsáveis pelo lixo que produzem, diferente das indústrias que são responsabilizadas.Quem nunca viu alguém abrindo a janela do carro pra jogar alguma coisa pra fora? Chepas de cigarro, papeis de bala, ou da janela de um ônibus, ou até mesmo a pé. Infelizmente isso acontece toda hora e as pessoas nem se dão conta disso, são cenas do dia-a-dia da nossa cidade. Essas pessoas não tem noção do que um papel de bala, uma chepa de cigarro podem levar a consequências muito maiores como: enchentes, proliferação de animais e doenças, mau cheiro, sujeira, etc. O aumento da procura por produtos novos gerou mais e mais lixo o que gerou o problema ambiental atual. Ainda bem que esse conceito está sendo mudado e cada vez mais cresce esta preocupação em separar materiais que possam ser reutilizados e reciclados, diminuindo assim a quantidade de lixo jogado nos aterros sanitários e lixões. Seu lixo mostra direitinho quem é você, a qual classe social pertence e como é seu dia-a-dia. No lixo existem provas da sua vida, a marca de roupa que usa, sua alimentação e sua falta de preocupação com o meio ambiente, por que se você não faz a separação do lixo isso demonstra sua despreocupação.

5 R's do lixo:


1- Repense no que se deve consumir e se informe se isso agride ou não o meio ambiente e a saúde; se tem trabalhos socio-ambientais, etc.

2 – Reduza o seu consumo, compre apenas o necessário.

3- Recuse produtos que não sejam ambientalmente corretos, além de recusar embalagens em excesso, como as sacolas plásticas.

4- Reutilize embalagens, produtos que ainda sirvam para artesanatos e outros fins. Doe para outras pessoas ou para ONGs. Lembre-se: sempre existirá alguém que o utilizará.

5- Recicle, ou melhor, faça a coleta seletiva e permita que indústrias reciclem.


 

1 comentários:

Anônimo disse...

Não sei por que essas pessoas fazem isso, hoje em dia tem tantos meios de se informar. ''Antigamente'' não havia tantos meios de se informar e o Planeta Terra não era tão poluído como agora !

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...