segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Novo Código Florestal

O código florestal brasileiro está passando por algumas mudanças que facilitam o desmatamento, essas mudanças devem ser votadas em breve no Congresso Nacional, e se essas mudanças forem aprovadas será um grande retrocesso para o desenvolvimento ambiental do Brasil.
Várias organizações ambientais estão se mobilizando contra essas novas propostas, mas por quê?
O código florestal atual defende áreas naturais que sustentam a vida e a economia do país, as florestas, e outros ecossistemas que nos garantem água, proteção do solo e manutenção da biodiversidade. O código também preserva áreas frágeis, como beiras de rios, encostas, topos de morro, que são conhecidas como APP (Áreas de Preservação Permanente). Essas áreas estão bem definidas e não podem ser ocupadas, com o novo código essas áreas seriam reduzidas e as ocupações ilegais seriam mantidas. E com pouca vegetação nesses lugares, com a chuva, o risco de erosão, desmoronamentos e enchentes aumentaria tanto em áreas urbanas, quanto em áreas rurais. O código atual também estabelece a Reserva Legal, que é uma área de mata nativa entre as plantações em uma propriedade rural. Caso essa reserva foi desmatada ilegalmente no passado, deve ser recomposta ou compensada. O novo código prevê que as propriedades pequenas não precisariam manter a reserva legal,
Com todas essas alterações, o Brasil sofrerá um retrocesso. O Brasil poderá gerar até 13 vezes mais gazes do efeito estufa, comparado a 2007, o que contribui ainda mais pro aquecimento global. Só as áreas que serão desmatadas dos leitos dos rios, será equivalente a 2 milhões de campos de futebol de floresta.
Com isso, a perda de biodiversidade e certa, teremos prejuízos com a qualidade da água, e com o empobrecimento dos solos.

Mas EcoBatata, o que podemos fazer?
Procure o político em quem votou e se manifeste contra essas mudanças (projeto de lei nº 1876/99). E acesse o site http://www.sosflorestas.com.br/o_que_fazer.php e assine o manifesto que será enviado aos parlamentares.



Fonte de pesquisa: S.O.S Florestas
Texto por: Juliana

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...